
Portugal começa por defrontar a Alemanha no dia 16 de junho, em Salvador, seguindo-se o embate com os Estados Unidos em Manaus, a 21, encerrando a fase de grupos em Brasília com o Gana, a 26 de junho.
Sobre os adversários, será a primeira vez que a equipa das Quinas defronta o Gana numa fase final de um Campeonato do Mundo. A equipa orientada por James Kwesi Appiah foi primeira classificada no grupo D de qualificação da zona africana, com cinco vitórias e apenas uma derrotada, tendo batido o Egito no play-off com 7-3 no conjunto das duas “mãos”. É a segunda seleção africana melhor posicionada no ranking da FIFA, no 24.º lugar.
Já os Estados Unidos, de Jurgen Klinsmann, é adversário de má memória para a Seleção Nacional. No único confronto entre as duas equipas numa fase final, Portugal perdeu (2-3) na fase de grupos do Mundial de 2002 da Coreia do Sul e do Japão. Nesse ano, Portugal não passou a primeira fase, enquanto os Estados Unidos foram a equipa sensação: perderam por 0-1 nos quartos de final com… a Alemanha. Na caminhada para o Brasil, os norte-americanos (14.º no ranking) foram primeiros na zona CONCACAF, com sete vitórias, um empate e duas derrotas.
A Alemanha, adversário mais difícil com estatudo de segundo classificado no ranking da FIFA, também só por uma vez se cruzou com Portugal numa fase final. Foi em 2006 quando, a jogar em casa, a Alemanha bateu a Seleção Nacional por 3-1 no embate que decidiu o terceiro classificado da competição. A mannschaft fez caminhada praticamente imaculada no apuramento, tendo-se apurado com nove vitórias em dez jogos, cedendo apenas um empate (4-4) diante o segundo classificado do grupo, a Suécia, que acabou por ser o adversário de Portugal no play-off.
Calendário do Grupo G:
1.ª jornada (16 de junho)
Alemanha – Portugal
Gana – Estados Unidos
2.ª jornada (21 de junho):
Alemanha – Gana
Portugal – Estados Unidos
3.ª jornada (26 de junho):
Portugal – Gana
Alemanha – Estados Unidos