
Os homens da Benedita receberam este domingo o Sp. Pombal em partida a contar para a 5º jornada da Divisão de Honra de Leiria, numa bela tarde de sol em pleno Outono.
Dário Catarino voltou a mexer no onze inicial com o regresso de Élio ao eixo da defesa, Diogo Fialho no lado direito da defesa, André Justino na extrema esquerda e a estreia do defesa esquerdo Tiago Oliveira (ex-Nazarenos). O treinador que se estreia nestas “lides” da Honra de Leiria optou por iniciar a partida sem um ponta de lança de raiz, colocando Gonzaga em posições mais avançadas.
O Beneditense começou mais forte e durante os primeiros 10 minutos obrigou o Pombal a defender o seu meio campo, após o primeiro quarto de hora os “Leões do Arunca” equilibraram o jogo mas sem causar grandes perigos.
Aos 20 minutos do primeiro tempo o lance que decidiu muito do que seria o resto da partida, André Justino quando se preparava para partir num contra-ataque rápido foi agarrado por Baresi, os dois jogadores acabaram por se “embrulhar” em confusão e o árbitro da partida deu ordem de expulsão direta ao jogador Beneditense, Baresi viu cartolina amarela.
Dário Catarino sabendo que iria jogar 70 minutos reduzido a dez teve obrigatoriamente de alterar o plano de jogo e fez recuar Gonzaga para o meio campo. O Sp. Pombal naturalmente passou a ter mais posse de bola mas não conseguiu criar oportunidades de golo.
Já perto do final do primeiro tempo, Cristiano rompe na área pelo lado direito e ao sentir a presença de um defesa da Benedita caiu na área e o árbitro da partida sem hesitar assinalou grande penalidade. Diogo Neves foi chamado á marcação mas uma grande defesa de Diogo Soares evitou o golo do pombal.
No segundo tempo Nuno Pereira, treinador do Pombal trouxe outra estratégia para o segundo tempo ao fazer entrar Semedo para o lado de Diogo Neves e passou a jogar com dois avançados e aos 3 minutos do segundo tempo Cristiano fez o golo que deu a vitória aos verde-e-brancos de Pombal. Já nos minutos finais da partida o defesa do Beneditense Diogo Fialho foi expulso vendo dois cartões amarelos no mesmo instante, o primeiro pela falta cometida e o segundo talvez por palavras ao árbitro.
Os “canarinhos” não baixaram os braços sempre muito lutadores mas o desgaste físico já era grande e muito mais não se podia pedir a este conjunto Beneditense que tem muitas alterações em relação á época anterior e ainda está a criar rotinas.
Depois de ter jogado nas 5 primeiras jornadas contra 4 equipas da parte superior da tabela (Alcobaça, Pombal, Pataiense e Marinhense), o ABCD vai na proxima jornada ao campo do 12º o Merinhas.
O Pombal fez o que lhe competia a jogar contra 10 durante 70 minutos cumpriu o objectivo da vitória, apesar de alguma juventude no onze inicial mostrou-se uma equipa muito experiente.
O árbitro André Moreira demonstrou algum nervosismo com decisões discutiveis em lances chave do jogo.
Parque de Jogos Fonte da Senhora, na Benedita
Árbitro: André Moreira
Beneditense: Diogo Soares, Diogo Fialho, Élio, Tiago Gonçalves, Tiago Oliveira (Leandro), Miguel Peralta, Batuto (Lucas Grilo), Tonicha (Lucas Guedes), André Justino, Miguel Serrazina e Gonzaga.
Treinador: Dário Catarino
Sp. Pombal: Sérgio, Lagoa, Baresi, Lomba, João Miguel, Nelson Brites (Semedo), João Pinto, Rica, Cristiano, Ruben (Gonçalo Pimenta) e Diogo Neves (Miguel Carvalho).
Treinador: Nuno Pereira
Ao intervalo: 0-0
Marcadores: Cristiano (48′)
Élvis Raimundo (www.beneditafm.pt