
De acordo com o jornal inglês “The Telegraph”, o International Football Association Board(IFAB) está a estudar algumas alterações nas regras relacionadas com a cobrança de penaltis, toques na bola com a mão, e substituições. Por exemplo, nas grandes penalidades, o orgão da FIFA que regula as leis de jogo, pretende terminar com as recargas, e transformar um penalti falhado em pontapé de baliza.
Quando se diz falhar um penalti, refere-se a uma defesa do guarda-redes, bola chutada pela linha de fundo, ou enviada aos postes. A ideia é evitar que outros jogadores entrem na área antes do penalti ser cobrado.
Entretanto o IFAB prevê pretende também eliminar a palavra “deliberadamente” nos toques na bola com a mão e deseja que o árbitro analise se o braço do jogador em causa está ou não na sua “posição natural”.Caso não esteja, o juiz de campo deve assinalar a falta.
Por último, e no que diz respeito às substituições, o IFAB quer que as mesmas sejam efectuadas de forma mais célere.No documento pode ler-se que os atletas substituídos devem deixar o relvado pela linha mais próxima.O International Board sugere mesmo que o cronómetro pare com o objectivo de evitar perdas de tempo intencionais.
Todas estas propostas serão discutidas pela primeira vez esta terça-feira.
MIGUEL MALACA (RCB-RÁDIO COVA DA BEIRA)