Campeonato de Portugal tem início amanhã

O Campeonato de Portugal – competição “nascida” há cinco anos como resultado da fusão entre as antigas II e III Divisões Nacionais – arranca este fim de semana. O que equivale a dizer que começa a festa do futebol um pouco por todo o País, com a emoção garantida pela luta da subida aos campeonatos profissionais e pela proximidade geográfica dos clubes de cada série, certeza da realização de vários dérbis regionais marcados pela saudável rivalidade do futebol de Portugal.

Esta sexta edição do Campeonato de Portugal (que nas duas primeiras se chamou Campeonato Nacional de Seniores) é marcada por novidades organizativas e pela transição operada para um modelo acertado há longos meses após discussão aprofundada que envolveu a FPF, os clubes e as associações distritais e regionais.

O formato desta temporada de 2018/2019 já reflete a redução gradual de clubes participantes na prova, que passaram de 80 para 72.

O Campeonato de Portugal, que se inicia, sábado, com os jogos Gondomar-Amarante (17h, série B), Vilafranquense-Oleiros (17h, série C) e Fafe-Montalegre (20h, série A), será então disputado por 72 emblemas, divididos em 4 séries de 18 clubes. Estes jogam entre si, duas vezes e por pontos, uma na qualidade de visitante e outra na qualidade de visitado.

O primeiro e segundo classificado de cada série qualificam-se para disputar um play-off, a eliminar, de forma a determinar quais os dois clubes que sobem à competição profissional.

No play off os oito clubes disputam uma eliminatória, definida por sorteio, a duas mãos, qualificando-se os quatro vencedores para a eliminatória seguinte. Na primeira eliminatória os primeiros classificados de cada série enfrentam obrigatoriamente o segundo classificado de outra das séries.

Os quatro clubes vencedores disputam uma segunda eliminatória, definida por sorteio, a duas mãos, qualificando-se os dois vencedores para subirem à competição profissional e para disputarem uma final, em campo neutro, destinada a determinar o Campeão de Portugal.

No que respeita à descida aos distritais, o já referido formato prevê a descida automática dos cinco últimos classificados de cada série.

 

Comentários e pings estão fechados.

Comments are closed.

Criado por pombaldir.com Nenhuma parte deste site pode ser reproduzido sem a autorização do jornal "O Derbie" Sugestões e Criticas a este site: [email protected] ou 968 628 512 e 236 217 163