Mulheres no Futebol Português

As mulheres têm capacidade para estar no futebol profissional masculino em Portugal? Têm, e não é difícil esta resposta. Mas será que são assim tão aceites?
Esta semana, escreve sobre nós, mulheres, que estamos e queremos estar no meio intitulado “dos homens”. Fala-vos com experiência própria na questão abordada.
Ser mulher neste mundo não é fácil, e esta verdade não devia ser a conclusão de muitas que lutam para estar lado a lado com os outros dirigentes, árbitros, treinadores ou até um simples diretor de comunicação.
Eu, sou árbitra, apesar de estagiária, diretora de comunicação num clube que participa no Campeonato de Portugal. Só aqui, já veem as dificuldades que podem aparecer.
Por experiência própria, e por conhecimento de causa, sei que as mulheres no mundo do futebol masculino, são poucas é a realidade, e aquelas que existem ocupam cargos menos valorizados ou com menos poder. Eu tive a sorte de ter a oportunidade de mostrar o meu valor num cargo alto, sou diretora. Mas, a sorte, essa suspeita não vem do nada, é preciso trabalho muito trabalho, e sobretudo dedicação.
Infelizmente, a sorte não calha a todos, e a mentalidade em Portugal ainda castiga muito as mulheres que também amam o desporto-rei.
Vou vos falar de um exemplo, que deixa muita gente a pensar, e espero que vocês também reflitam e deixem a vossa opinião.
Na Alemanha, mais precisamente na 1ª Liga Alemã, já existe uma árbitra, sim uma mulher, a dirigir jogos, neste fim de semana que passou, a árbitra, Bibiana Steinhau é o seu nome, decorem! Ela está na história do futebol mundial! Se na Alemanha foi possível isto acontecer, será que em Portugal também não será permitido? Não estarão as mulheres prontas para dirigir um jogo da 1ª Liga Portuguesa? Será que vai ser fácil seguir a mentalidade da Alemanha e permitir que as mulheres entrem nos clubes, nas Associações e nas Federações?
A meu ver, sendo eu suspeita, penso que o poder da mulher organizada, cativante, entusiasmada e apaixonada pelo que faz, só vem trazer qualidade ao futebol português. Não se deve subestimar o poder da mulher!

MARIANA ALVES

Comentários e pings estão fechados.

Comments are closed.

Criado por pombaldir.com Nenhuma parte deste site pode ser reproduzido sem a autorização do jornal "O Derbie" Sugestões e Criticas a este site: [email protected] ou 968 628 512 e 236 217 163