As contas para o play-off do Campeonato de Portugal

Já só faltam cinco jornadas para acabar a primeira fase do Campeonato de Portugal. Entre os 80 candidatos iniciais às oito vagas para o play-off de subida, para o qual se apuram os líderes das cinco séries mais os três melhores segundos classificados, sobram 18 pretendentes para sete lugares. Isto porque o Farense, na Série E, já assegurou a liderança daquele agrupamento e o consequente apuramento para a etapa de promoção. No resumo que O JOGO aqui lhe apresenta, só são elencados os clubes que estão a não mais do que cinco pontos do primeiro lugar, pois os que têm distância maior, ainda que tenham hipóteses matemáticas de chegar à vice-liderança da série em que estão inseridos, não seriam, com certeza, um dos melhores segundos. Há, contudo, uma exceção na Série B, mas já lá iremos.

No agrupamento mais a Norte, o Vizela parece ter a vida encaminhada, embora ultimamente tenha cedido terreno face ao Vilaverdense. O emblema de Vila Verde é o melhor segundo das cinco séries, mas tem o Fafe ainda a sonhar com uma ultrapassagem.

A Série B é a mais confusa de todas. Daqui é praticamente certo que o segundo classificado não se irá apurar para a fase de subida. Sobra, portanto, a liderança, que tem alternado constantemente de dono. Felgueiras, Espinho, Gondomar, Cesarense, Cinfães e Amarante ainda estão na luta pelo topo e, apesar de os amarantinos estarem a seis pontos do Felgueiras, entram nestas contas por ainda poderem alcançar o primeiro posto. Além disso, este é o agrupamento que mais encontros terá entre candidatos: só na 27ª Jornada serão três…

Viajando para o centro do país, o Leiria confirmará, mais ronda menos ronda, o triunfo na Série C. Restam Vildemoinhos e Benfica e Castelo Branco para atacarem a hipótese de serem um dos melhores segundos, sendo que estes dois clubes têm de defrontar o líder até ao final da prova.

Cinco são os pontos que separam Mafra e Vilafranquense na Série D. Os mafrenses estão bem colocados para discutirem a hipótese de regressarem à II Liga, enquanto os ribatejanos têm o Praiense à distância de cinco pontos. Mas, ainda haverá um Praiense-Vilafranquense…

Por último, o Farense teve, a Sul, pedalada a mais para todos os adversários e já sabe que vai ao play-off de promoção. Neste momento, o Olhanense não é um dos melhores segundos e, por isso, não pode ceder pontos. No entanto, Oriental e Casa Pia, que ainda vai receber os algarvios, sonham com algo mais. Muitas contas que ficarão fechadas nos próximos cinco fins de semana.

JORNAL O JOGO

CONTAS DA SUBIDA

SÉRIE A
1º Vizela 58
2º Vilaverdense 54
3º Fafe 50

SÉRIE B
1º Felgueiras 45
2º Espinho 45
3º Gondomar 44
4º Cesarense 42
5º Cinfães 42
6º Amarante 39

SÉRIE C
1º Leiria 65
2º Vildemoinhos 53
3º BC Branco 50

SÉRIE D
1º Mafra 57
2º Vilafranquense 53
3º Praiense 48

SÉRIE E
1º Farense 68
2º Olhanense 51
3º Oriental 48
4º Casa Pia 47

Comentários e pings estão fechados.

Comments are closed.

Criado por pombaldir.com Nenhuma parte deste site pode ser reproduzido sem a autorização do jornal "O Derbie" Sugestões e Criticas a este site: [email protected] ou 968 628 512 e 236 217 163