O papel de um treinador na formação

Estive ligado á formação durante 6 anos onde me deu um prazer enorme de lidar com miúdos dos 5 aos 11 anos…..em junho por opção e mudança de clube optei por fazer uma “pausa”.
Ao longo desta época tenho sido pai , na bancada e aqui neste espaço observamos e ouvidos as maiores das bacoradas de pais e treinadores.
Costumo dizer que um treinador é como um pintor de arte… O pintor expõe a arte e a arte lhe dirá que tipo de artista este será.
O que tenho assistido por estes relvados fora é um exibicionismo de treinadores que pouco têm a trazer á formação. Seja em traquinas ou em Juniores os treinadores não têm que passear o seu “estatuto”, mas sim a paixão pelo futebol e pelo trabalho de ensinar crianças a serem fortes nos princípios básicos do futebol…isto é formação…formação é os miúdos saberem aspetos táticos e técnicos como passe e recepção e depois as coberturas… As permutas… As contenções…. A dinâmica de um processo ofensivo, e de um processo defensivo… As compensações… Os equilibrios… Os encurtamentos… As trocas e saber quando as fazer… E tudo aquilo que move o jogador dentro de campo a ser o mais completo possível.
Depois nas bancadas ouvir comentários tendenciosos e as manipulações que se observa á distância em prol de os filhos jogarem… Pais que querem ser treinadores, e soltam comentários pobres e manipuladores …. E que têm comportamentos distintos consoante o tempo de jogo dos filhos para com os treinadores e mesmo outros pais….Faz parte dos clubes traçar estratégias de acima de tudo formar treinadores e formar os pais…. E isso passa por fazer dos treinadores um modelo único dos clubes com uma referência e critérios de escolha…
Para os treinadores, nunca aparecerão por vestir melhor ou pior…
Como treinador aconselho a trabalhar com paixão…. Estudar e ter uma ideia…. E nunca parar…
O resto??? O resto no futebol é ser feliz e querer ser sempre melhor….
O sucesso nos miúdos é a evolução todos os dias…
Voltarei um dia á formação…. Mas por paixão….não para me sentir mais que os outros….
Viva as crianças…. Viva o futebol…

Pedro Solá

Comentários e pings estão fechados.

Comments are closed.

Criado por pombaldir.com Nenhuma parte deste site pode ser reproduzido sem a autorização do jornal "O Derbie" Sugestões e Criticas a este site: [email protected] ou 968 628 512 e 236 217 163