
Foi com lotação esgotada no Pavilhão do Souto da Carpalhosa que Portugal e Noruega entraram em campo, para decidir o vencedor do II Torneio Internacional de Leiria. Sandra Fernandes fez alinhar, no sete inicial, Francisca Marques, Maria Pereira, Renata Tavares, Vera Lopes, Soraia Lopes e Bebiana Sabino, com Isabel Góis na baliza. Depois dos primeiros ataques falhados, de parte a parte, a Noruega abriu o marcador, com um golo já perto dos dois minutos, marcado em contra-ataque, depois de uma perda de bola de Portugal e foi novamente em contra-ataque que a Noruega aumentou para 2-0. Soraia Lopes inaugurou o marcador para Portugal aos cinco minutos e a formação lusa seguiu até da Noruega até aos 11 minutos, altura em que Bebiana Sabino empatou (5-5) e colocou Portugal na frente, na marcação de dois livre de sete metros. Em contra-ataque, Soraia Lopes deu mais um golo de vantagem a Portugal (7-5). A Noruega repôs a igualdade (7-7) e e Bebiana Sabino, uma vez mais, voltou a colocar as lusas na frente, numa altura em que Portugal jogava em superioridade numérica. A cinco minutos do descanso, com as duas selecções empatadas a 10 golos, a Noruega, com três golos sem resposta, passou para a frente e Portugal saiu para intervalo a perder por 12-15.
Os primeiros cinco minutos da segunda parte não tiveram golos e foram as nórdicas que reabriram a contagem. Portugal procurava, de todas as formas, contrariar a Noruega, que entretanto controlava o jogo e seguia na frente, mas o conjunto luso – que ainda reduziu até aos três golos de diferença – já não encontrou as melhores soluções para dar a volta ao resultado. A Noruega segurou a vantagem até ao apito final, venceu por 23-28 e sagrou-se vencedora do II Torneio Internacional de Leiria.
Pavilhão do Souto da Carpalhosa
Árbitros: Eurico Nicolau e Ivan Caçador
PORTUGAL 23
Isabel Góis e Diana Roque; Mariana Lopes (1), Rita Alves, Telma Amado, Sara Gonçalves (4), Catarina Ascensão, Bebiana Sabino (4), Vera Lopes (2), Ana Gante (1), Mónica Soares (1),Soraia Lopes (3), Renata Tavares (2), Maria Pereira (4), Francisca Marques (1) e Patrícia Lima
Treinador: Sandra Fernandes
NORUEGA 28
Emily Sando e Marie Tommerbakke; Kari Brattset (3), Brigitte Hagen, Jenny Graesholt, Vilde Johansen (4), Tonje Loseth (2), Anniken Obaidi (2), Malin Holta, Kristin Norstebo (2), Hege Loken (8), Linn Gosse (2), Tonje Enkerud (1) e Thea Mork (1)
Treinador: Axel Stephansson
Ao intervalo:11-13