Número de clubes aumenta nos distritais de Leiria

O futebol distrital parece estar a mudar. Depois de anos a fio a ver o número de equipas seniores inscritas na Associação de Futebol de Leiria a diminuir, a época 2013/2014 apresenta dados novos que podem indicar uma mudança de paradigma.
Os números ainda não são animadores se compararmos com o início do século, mas o regresso dos históricos UR Mirense e UD Serra, juntamente com o aparecimento da Associação Espeleológica de Óbidos, surge em contraciclo relativamente a uma tendência preocupante para o futebol distrital, em que, ao longo dos anos, foram várias os clubes a deixarem de ter equipas seniores para se dedicarem à formação. Noutros casos, nem isso.
Em relação à última época, a temporada 2013/2014 terá mais uma equipa inscrita, o que não será sintomático de uma mudança propriamente dita, contudo, se verificarmos que em quatro anos esse número sempre desceu drasticamente, pode concluir-se que a época que se avizinha é uma excepção à regra.
Ao longo dos anos foram dezenas os clubes que deixaram de ter futebol sénior em competição. Praia da Vieira, Carreirense, Juncalense, Gaeirense, Pilado e Escoura, 22 Junho/Amor, UD Turquel, Simonenses, Casal Novo, Ramalhais, Castanheira Pera, Ferrel, Moitense, Bidoeirense, Chão de Couce, Biblioteca, Valcovense, Óbidos SC, Caranguejeira e GR Milagres são apenas alguns desses exemplos. Os mais recentes visam o Pousaflores e a União de Leiria SAD.
Os números são ainda mais dramáticos se verificarmos que, desde o início do século, em 14 épocas, apenas por uma vez o número de equipas seniores cresceu (2009/2010). Em todos os outros anos, as equipas mantiveram-se ou diminuíram. Se em 2000, estavam inscritas 79 equipas, hoje em dia a realidade é bem diferente já que chega apenas às 44 formações.

Nacionais mais ‘desertos’
Desde o início do século XXI que o distrito não conhecia um número tão baixo de equipas a disputar os campeonatos nacionais. Tal facto pode ser explicado pela extinção da 3ª divisão nacional, pelo que Leiria, na próxima época, só terá o Portomosense, o Caldas e a União de Leiria a representar o distrito no âmbito nacional. Um número muito inferior ao verificado em 2001/2002 e 2003/2004 em que estiveram presentes 12 formações.

José Roque (Diário de Leiria)

Comentários e pings estão fechados.

Comments are closed.

Criado por pombaldir.com Nenhuma parte deste site pode ser reproduzido sem a autorização do jornal "O Derbie" Sugestões e Criticas a este site: [email protected] ou 968 628 512 e 236 217 163