Ansião conquista Taça Distrital

O Ansião venceu a final da Taça Distrital ao bater a União de Leiria por 1-0. Contra todas as previsões, a formação do Norte do distrito ‘bateu o pé’ à única equipa do distrito que ainda não tinha conhecido o sabor da derrota na presente época.
Num Estádio Municipal de Pombal com as bancadas muito bem compostas com as cores das duas equipas, os primeiros minutos de jogo foram equilibrados com os técnicos a apostarem no mesmo esquema em 4x3x3. Por isso mesmo, havia pouco espaço para jogar, com o Ansião a querer disputar o jogo de igual para igual.
Contudo, a primeira situação de golo pertenceu à União de leiria numa boa jogada em que Rui Bento serviu Giovani de cabeça, mas o avançado, já dentro da área, rematou para grande defesa de Diogo Rato. Na recarga, Leandro permitiu nova intervenção do guarda-redes do Ansião.
A resposta da formação de Paulo Neves surgiu pouco depois quando Padeiro tentou a longa distância obrigando Maranhão a uma grande defesa para canto. O jogo entrou então numa toada de parada e resposta, mas foram os leirienses a criarem as melhores oportunidades de golo. Numa delas, Jefferson ganhou um ressalto à entrada da área, mas o remate passou rente ao poste da baliza do Ansião.
A União de Leiria, mesmo sem deslumbrar, era a equipa com sinal mais, estando perto do golo numa jogada de combinação entre Bruno Novo e Rui Bento, com este último a rematar para boa defesa de Diogo Rato.
Até ao intervalo, apenas de assinalar o livre directo de Bruno Novo que obrigou o guarda-redes do Ansião a aplicar-se novamente para manter as suas redes invioladas.
Os primeiros 45 minutos chegaram ao fim com o nulo no marcador, a castigar a ineficácia ofensiva leiriense contra um Ansião que tinha muitas dificuldades em sair para o ataque.

Golo de penalti decide jogo
O início da segunda parte não poderia ter sido mais turbulenta. Logo aos 46 minutos, num lance praticamente inofensivo, a bola embateu no braço de Mário Wilson com o árbitro a assinalar grande penalidade. Na conversão do castigo máximo, Padeiro não deu hipóteses a Maranhão e colocou o Ansião mais perto do sonho de levantar a Taça.
A partir daqui a União de Leiria simplesmente eclipsou-se. Luís Bilro ainda tentou colocar vários homens na frente de ataque, mas a sua equipa foi totalmente inoperante e, ao contrário do que aconteceu na primeira parte em que conseguiu criar algumas situações de perigo, no segundo tempo, os leirienses praticamente não conseguiram incomodar o guarda-redes Diogo Rato. A única excepção aconteceu ao minuto 55, num livre de Edgar Grincho, em que o guardião de Ansião teve que se aplicar.
Em vantagem no marcador, o Ansião passou a defender num bloco mais baixo, deixando sempre os três homens da frente à procura de um contra-ataque perigoso. Estratégia essa que esteve perto de dar frutos quando Mota ganhou uma bola a meio-campo, servindo ainda Mário João que, depois de tirar um adversário pelo caminho, atirou por cima da baliza. Foi a melhor oportunidade de golo em toda a segunda parte e a pertencer ao Ansião.
A União de Leiria ainda tentou nos últimos minutos o tradicional ‘chuveirinho’ para a área, mas a defesa de Ansião foi sempre superior. Após o apito final, a festa instalou-se em pleno relvado, com a formação de Ansião a levantar a Taça Distrital perante o olhar desolador de jogadores e adeptos unionistas.
Vitória que acaba por se aceitar por parte do Ansião já que os seus jogadores foram de uma grande entreajuda e humildade. Na hora de defender, souberam-no fazer com mestria. Pelo lado da União de Leiria, ficou o amargo de boca por a equipa ter desperdiçado boas oportunidades na primeira parte, mas o péssimo jogo realizado no segundo tempo acabou por penalizar a equipa de Luís Bilro que, em desespero, nunca teve discernimento para criar perigo.
Trabalho positivo de Nuno Cadete. Esteve bem na marcação da grande penalidade e nos dois golos anulados à União de Leiria por fora-de-jogo, limitou-se a seguir a indicação do seu auxiliar que parece ter ajuizado bem os lances.

Ansião 1
Treinador: Paulo Neves.
Diogo Rato; Alexandre, Comboio, Tomé, Cotas (Mota, 81m), Tiago Almeida (Ruizito, 58m), João Pedro, Padeiro, Marco (Vítor Coimbra, 71m), Tenente e Mário João.
Suplentes: André Santos, Jorge Fazenda, Daniel, Anthony.

União de Leiria 0
Treinador: Luís Bilro
Maranhão; Rui Bento (Danny, 60m), Mário Wilson, Nicholas (Henrique Piló, 69m), Edgar Fernandes, Fábio Santiago, Jefferson, Leandro, Bruno Novo, Dário, Giovani (Edgar Grincho, int.).
Suplentes : Carlos, Tiago Gonçalves, João Gomes, Tiago Freitas.

Estádio Municipal de Pombal
Árbitro: Nuno Cadete, assistido por Tiago Pinto e Gonçalo Carreira.
Assistência: 2.500 espectadores.
Ao Intervalo: 0-0.
Marcadores: 1-0 por Padeiro (46m, g.p.).
Acção Disciplinar: Cartão amarelo a Mário Wilson (46m), Tiago Almeida (57m), Cotas (66m), Marco (69m), Leandro (90m).

José Roque (Diário de Leiria)

Comentários e pings estão fechados.

Comments are closed.

Criado por pombaldir.com Nenhuma parte deste site pode ser reproduzido sem a autorização do jornal "O Derbie" Sugestões e Criticas a este site: [email protected] ou 968 628 512 e 236 217 163