3ªdivisão e arbitragem

 Nas últimas semanas o fim da 3ªdivisão tem marcado a actualidade e se no principio parecia completamente certo, o final do escalão terciário, neste momento já se levantam algumas dúvidas.Eu sou contra esta situação, até porque o modelo apresentado, acho que penaliza em demasia os jogadores e os treinadores, principais culpados com esta situação. Já os clubes, concordam, dado que poupam bastante nas taxas de jogo. Caso esta situação avance, preparemo-nos então para a partir de 2010/2011 termos uma divisão de Honra altamente competitiva, com as melhores equipas do distrito em competição.

Em relação à arbitragem, deixará de existir de problemas com a falta de árbitros, pelo menos a nível sénior, dado que,  os árbitros de Leiria a militar nos campeonatos nacionais vão apitar os jogos da AF.Leiria. Só lamento uma vez mais, ver Júlio Vieira, presidente da AF.Leiria a ser um dos promotores deste modelo, que ainda carece de algumas correções. O modelo em vigor na 3ªdivisão é uma aberração  e prejudicou claramente os clubes da sua associação, nomeadamente o Bombarralense, que tem muitas razões para se sentir lesado, pelo modelo em vigor.Saindo um pouco da 3ªdivisão, olhamos agora para os distritais que são os campeonatos que acompanhamos com mais regularidade.

Na divisão de Honra, já se percebeu que o Alcobaça é a única equipa que parece ter argumentos para discutir a subida de divisão com o Portomosense. Na Zona Norte, Ansião e Pedroguense dominam e devem ser as duas equipas a subir no final do campeonato. Alguma contestação nas vitórias alcançadas na última jornada, mas o que é facto é que sobretudo o Ansião, tem quase confirmado a subida divisão, tal a vantagem que possui. A Sul, tudo muito equilibrado, é caso para dizer, é disto que o meu povo gosto. Valcovense na liderança e depois Outeirense a três pontos e Grap/Pousos a quatro Pontos. Seguem-se SL Marinha e Santo Amaro com 30 Pontos. Vai ser uma luta por dois lugares até ao final do campeonato, o que é sempre benéfico para a competição.

Para finalizar, voltar à arbitragem e nomeadamente à comissão de arbitragem da AF.Leiria que na minha opinião deve ter maior cuidado em algumas nomeações. A opinião que agora exprimo é partilhada por muitos agentes desportivos, é de alguma incompreensão face a algumas nomeações, porque gostava de saber qual o critério aplicado. Melhores árbitros para os melhores jogos? Nomeações mediante os árbitros disponíveis e mais próximos geograficamente?Outra questão que coloco é o facto de o conselho de arbitragem da AF.Leiria apenas poder ser contactado por e-mail.Eu questiono esta política, porque conheço a realidade da AF.Santarém e nesta associação, o presidente do Conselho de Arbitragem dá a cara. Acho que em Leiria, o responsável também o deveria fazer, acho que é era benéfico para todos. É apenas uma crítica construtiva.

CID RAMOS

Comentários e pings estão fechados.

Comments are closed.

Criado por pombaldir.com Nenhuma parte deste site pode ser reproduzido sem a autorização do jornal "O Derbie" Sugestões e Criticas a este site: [email protected] ou 968 628 512 e 236 217 163