A Prática da Natação para Bebés Na Piscina Municipal de Pombal

Há alguns anos que a Piscina Municipal de Pombal, atrav�s dos clubes, possibilita a prática da actividade aquática a beb�s a partir dos 6 meses. � comum a utilização da expressão ?natação para beb�s?, quando na realidade o que acontece � a prática de actividades aquáticas entre pai/mãe e beb�.
Com um enorme esforço t�cnico, todos os sábados de manhã estavam reunidas as condições f�sicas ideias para que as crianças se sentissem num ambiente aquático formidável. A temperatura rondava os 32,5ºC e os n�veis de PH e Cloro eram os adequados.
A prática da actividade aquática desde tenra idade tem sido discutida entre vários autores, no entanto parece consensual que a idade para começar será a partir dos 6 meses de idade, quando existem condições �ptimas para a sua realização. De entre os vários benef�cios, diversos autores destacam a afectividade entre mãe/pai e beb�, atrav�s do contacto e das sensações da água. Esta possibilita inúmeras acções motoras e acima de tudo possibilita uma relação muito pr�pria com a mãe/pai. O factor social � uma das vantagens desta actividade, sendo fundamentada na interacção mãe/pai- professor- beb�, numa primeira fase. A relação com os outros beb�s da turma, numa segunda fase, faz com que se manifestem e desenvolvam comportamentos sociais entre beb�s. O prazer e a alegria que eles sentem na água são inegáveis desenvolvendo todo o seu carácter social, psicol�gico e motor.
Relativamente aos benef�cios fisiol�gicos, a prática desta actividade parece mostrar melhorias relativamente à saúde dos beb�s, a n�vel respirat�rio com a inalação de ar quente e húmido, promove uma limpeza das vias a�reas prevenindo assim acumulação de secreções ou irritação da parede brônquica. No entanto, � conveniente existir um acompanhamento constante por parte do Pediatra, pois põem existir constipações, otites, etc que impossibilitam a continuidade da actividade. Ao n�vel motor permite a locomoção aquática, utilizando os quatro membros como segmentos propulsivos, favorece o controlo postural passando de posições horizontais para verticais e vice-versa. Neste caso a acção da mãe/pai � fundamental, uma vez que as pegas do beb� são cruciais para um correcto desenvolvimento postural da criança. Não esquecer que nestas idades o equil�brio da criança ainda não está consolidado, pelo aque as acções da mãe/pai são important�ssimas. No entanto, como diversos autores afirmam, não podemos pensar que o nosso beb� vai ser completamente aut�nomo ou poderá adquirir competências relativas a auto-salvamento rapidamente. Essa � uma meta a alcançar para depois dos 36 meses e ap�s muitas horas de água. Nesta altura as crianças já se libertaram de muitos movimentos reflexos e passam a um novo estádio de desenvolvimento que diz respeito aos movimentos rudimentares. Estes serão aperfeiçoados ao longo do percurso motor da criança, a qual obterá uma sustentabilidade para a consolidação dos movimentos fundamentais.
A prática de actividades aquáticas para beb�s irá continuar, mais uma vez, a ser fomentada pelo Núcleo do Desporto Amador de Pombal aos sábados de manhã. Haverá assim uma continuidade desta prática tão aliciante e motivadora para as crianças.

Cláudio Pedrosa

Comentários e pings estão fechados.

Comments are closed.

Criado por pombaldir.com Nenhuma parte deste site pode ser reproduzido sem a autorização do jornal "O Derbie" Sugestões e Criticas a este site: [email protected] ou 968 628 512 e 236 217 163